Sobre o CESD

Conheça mais a nossa história e construa conosco um futuro mais inclusivo para tantas pessoas atendidas por nós

O CESD, Centro Síndrome de Down, foi fundado em 2 de julho de 1981 por Benedito Vieira e Zuleika Santos Vieira como fruto da luta, da união e da ajuda de amigos e atividades voluntárias para arrecadar recursos. Benedito e Zuleika eram pais de uma pessoa com síndrome de Down, visionários que sonhavam com uma sociedade inclusiva e que, diante da dificuldade em dialogar sobre o assunto e encontrar serviços especializados, organizaram encontros abertos, iniciando as atividades em uma garagem de casa, cedida para as reuniões e atendimentos.

Desde então o CESD cresceu muito! Com a ajuda da tecnologia, passamos a atender não só Campinas e a região Metropolitana, mas também pudemos atender pessoas em outros municípios e regiões do estado de São Paulo.

Nosso propósito é apoiar o desenvolvimento global da pessoa com síndrome de Down e suas famílias, oferecendo suporte e estímulos necessários para inseri-los na sociedade e para que, com autonomia, se tornem protagonistas de suas próprias vidas.

Para isso, contamos com uma equipe profissional altamente qualificada composta por psicólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, pedagogos e assistentes sociais, que atuam de maneira interdisciplinar em programas específicos para cada faixa etária, de acordo com as especificidades de cada etapa da vida da pessoa - desde o nascimento até a vida adulta – bem como oferecem apoio às famílias.

Incluir é eliminar as barreiras físicas, sociais e atitudinais, que impedem a participação efetiva das pessoas com Síndrome de Down na sociedade.

Portanto, acreditamos na inclusão em todos os âmbitos de convívio: familiar, escolar, social e profissional. Queremos a igualdade de direitos e oportunidades, pois vivemos diariamente as potencialidades e as habilidades da pessoa com Síndrome de Down!

Conheça mais sobre o nosso projeto e participe conosco! Entre em contato e venha nos visitar!