A hipotonia deixa os músculos e as articulações
(tendões e ligamentos) mais moles. Nos pés, é comum encontrarmos o pé plano (arco plantar ficar
raso/desabado),veja a figura 1.
Figura 1: Imagens de pés planos:
É comum também o tornozelo fazer um valgo (como se o tornozelo voltasse para dentro a sola do pé estivesse virando/olhando para fora). Veja figura 2.
Figura 2: Imagens de tornozelo valgo:
O calçado adequado promove:
1. Posicionamento
correto dos pés (menor risco de dor e deformidades);
2. Melhor
alinhamento postural (menor risco de piorar a posição das articulações);
3. Melhor
equilíbrio corporal (menor risco de
quedas);
4. Marcha
mais funcional e segura (maior autonomia);
5. Maior
confiança à criança para movimentar-se;
Características adequadas do calçado:
Os tênis e as botinhas, são os indicados para o uso em
ambiente escolar e no CESD diariamente.
1. Tecido: resistente como o couro ou
tecidos fortes que ajudam a deixar o pé mais firme;
2. Cadarço: permite apertar e deixar o
calçado mais firme no pé, dando mais sustentação. Caso a criança use órtese,
vai permite abrir bem o calçado e facilitar a entrada da órtese.
3. Velcro: deve ser bem forte, deve
permitir ajustar/apertar o pé da criança para dar sustentação;
4. Cabedel (é a parte externa superior do
tênis): deve ser firme para oferecer
sustentação;
5. Contraforte (a parte que apoia/acomoda
o calcanhar): deve ser firme para dar suspenção ao tornozelo:
6. Palmilha (fica na parte interna): responsável por garantir a postura
ideal para os pés dentro do calçado. Calçados que ofereçam uma palmilha com
elevação/suporte para o arco plantar são preferíveis do que as palmilhas retas.
Alguns modelos possuem palmilha removível facilitando a higienização do
calçado. Caso a criança use palmilha ortopédica ou órtese, é necessário remover
a plamilha original do tênis para colocá-los.
7. Solado: não deve ser muito flexível e
nem muito duro, deve permitir dobrar para que a criança consiga dar o passo com
conforto;
8. Tamanho ideal: o calçado não deve ser
comprado muito grande (Ex: 2 números acima do número que fica certinho no pé da
criança. O calçado grande não dará sustentação e dificultará a marcha, podendo
promover até quedas. Não deve estar pequeno causando dor. Na hora de comprar,
retire a palmilha original do tênis, coloque o pé da criança em cima da
palmilha e você terá uma idéia melhor do tamanho. Lembre-se que, quando a
criança fica em pé, com a descarga de peso, os pés ocuparão um espaço maior.
Você pode também colocar a palmilha no solo e a criança em pé, em cima da
palmilha, para ter uma idéia de como fica com a descarga de peso.
Devem ser evitados:
1. Crock;
2. Chinelos
de dedos;
3. Sandálias
de saltinho;
4. Sandálias que não dão suporte para o pé, que não firmam bem;
5. Tênis meia (tênis sem cadarço, sem velcro, de tecido muito flexível);
6. Tênis ou botinhas: feitos com tecido muito flexível/mole.
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