A Importância do Brincar para bebês e crianças

Férias combina com diversão e brincadeira!

Nesse momento de férias e descanso, nada melhor para passar o tempo do que uma brincadeira divertida que alegra toda a família.

Por isso conversamos com a Camila Teixeira, Terapeuta Ocupacional aqui do CESD, sobre a importância do brincar para bebês e crianças.

Veja a seguir o que ela nos disse:

“O objetivo da terapia ocupacional é focado no desenvolvimento das habilidades adequadas a cada faixa etária. Para isso, o principal método de trabalho é o brincar, utilizando-se de atividades lúdicas como recurso terapêutico. Desta forma, os brinquedos não são utilizados apenas para compor a brincadeira, mas sim para estimular habilidades em que a criança apresente alguma dificuldade. Estes são selecionados através da necessidade e do contexto da criança. Além disso, brincar é a principal ocupação de crianças nesta faixa etária e agrega benefícios como:

1. Proporcionar um meio ou um ambiente pelo qual a criança desenvolva habilidades nas áreas sensoriais, cognitivas, motoras, sociais, emocionais e de interação.

2. É através do brincar que a criança descobre o mundo. Descobrir o mundo dessa maneira, proporciona que a criança generalize habilidades adquiridas e estratégias de ação, adaptação e enfrentamento, ou seja, a criança desenvolve um "saber-fazer" experimental que ela vai utilizar para toda a vida.

3. É brincando que a criança começa a compreender que ela pode influenciar e modificar o ambiente. Assim, gradualmente ela entende que tem a capacidade de decidir e que é autossuficiente, compondo aspectos necessários para a autonomia e independência. 

4. A partir da liberdade proposta pelo brincar, a criança, no ambiente lúdico, cria e manifesta as suas habilidades criativas.

5. Por meio do brincar as crianças podem expressar seus sentimentos, tanto positivos quanto negativos, pois trata-se da primeira linguagem da criança, mesmo quando essa não faz o uso de palavras.

6. É brincando que atividades de autocuidado começam a fazer sentido para criança como método de aprendizagem experimental.

7. As brincadeiras compartilhadas com os pais/cuidadores potencializam o vínculo afetivo entre os lados.

8. A criança adquire conceitos de orientação espacial quando brinca, noções de dentro/fora, em cima/embaixo, direita/esquerda, frente/atrás, etc...

9. No brincar direcionado a criança potencializa aspectos de atenção e concentração.

Então brinque! Proporcione um espaço lúdico, com brincadeiras de começo, meio e fim. Dê sentido para as brincadeiras para melhorar o engajamento das crianças. Permita que a criança explore texturas, cheiros, gostos, sons e movimentos. Escolha com a criança os recursos que irão utilizar para as brincadeiras, deixe que ela participe de cada etapa do processo, para que o produto final faça sentido para ela. Elogie, incentive, ensine e participe do brincar da criança.”

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