Nesse momento de férias e descanso, nada melhor para passar o tempo do que uma brincadeira divertida que alegra toda a família.
Por isso conversamos com a Camila Teixeira, Terapeuta Ocupacional aqui do CESD, sobre a importância do brincar para bebês e crianças.
Veja a seguir o que ela nos disse:
“O objetivo da terapia ocupacional é focado no desenvolvimento das habilidades adequadas a cada faixa etária. Para isso, o principal método de trabalho é o brincar, utilizando-se de atividades lúdicas como recurso terapêutico. Desta forma, os brinquedos não são utilizados apenas para compor a brincadeira, mas sim para estimular habilidades em que a criança apresente alguma dificuldade. Estes são selecionados através da necessidade e do contexto da criança. Além disso, brincar é a principal ocupação de crianças nesta faixa etária e agrega benefícios como:
1. Proporcionar um meio ou um ambiente pelo qual a criança
desenvolva habilidades nas áreas sensoriais, cognitivas, motoras, sociais, emocionais
e de interação.
2. É através do brincar que a criança descobre o mundo.
Descobrir o mundo dessa maneira, proporciona que a criança generalize
habilidades adquiridas e estratégias de ação, adaptação e enfrentamento, ou
seja, a criança desenvolve um "saber-fazer" experimental que ela vai
utilizar para toda a vida.
3. É brincando que a criança começa a compreender que ela
pode influenciar e modificar o ambiente. Assim, gradualmente ela entende que
tem a capacidade de decidir e que é autossuficiente, compondo aspectos
necessários para a autonomia e independência.
4. A partir da liberdade proposta pelo brincar, a criança,
no ambiente lúdico, cria e manifesta as suas habilidades criativas.
5. Por meio do brincar as crianças podem expressar seus
sentimentos, tanto positivos quanto negativos, pois trata-se da primeira
linguagem da criança, mesmo quando essa não faz o uso de palavras.
6. É brincando que atividades de autocuidado começam a fazer
sentido para criança como método de aprendizagem experimental.
7. As brincadeiras compartilhadas com os pais/cuidadores
potencializam o vínculo afetivo entre os lados.
8. A criança adquire conceitos de orientação espacial quando
brinca, noções de dentro/fora, em cima/embaixo, direita/esquerda, frente/atrás,
etc...
9. No brincar direcionado a criança potencializa aspectos de atenção e concentração.
Então brinque! Proporcione um espaço lúdico, com brincadeiras de começo, meio e fim. Dê sentido para as brincadeiras para melhorar o engajamento das crianças. Permita que a criança explore texturas, cheiros, gostos, sons e movimentos. Escolha com a criança os recursos que irão utilizar para as brincadeiras, deixe que ela participe de cada etapa do processo, para que o produto final faça sentido para ela. Elogie, incentive, ensine e participe do brincar da criança.”
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